4ª OFICINA DO ANO
27 de Maio de 2023
Na última oficina do curso de extensão da Universidade de Brasília do curso de direito, Promotoria Legal e Popular (27/05) foi discutida, em uma roda de conversa, sobre como os termos da comunidade LGBTQIA+ são entendidos e vividos em sociedade.
Inicialmente, a reunião iniciou com uma dinâmica de escuta ativa, formada por duplas. O exercício promoveu o fortalecimento da atenção com o outro, mas sem o anseio de afirmar que estamos nos concentrando.
Após a dinâmica de descontração, foi iniciado o debate do dia. Distribuídos os papéis e canetas, pergunta-se qual o sentimento gerado nos termos Lésbica, Não Binário, Travesti e Bissexual e as primeiras palavras que cada aluno associa, em seguida, foi aberto o espaço para tirar dúvidas e conversar sobre vivências LGBTQIA+ e como, em sociedade, isso é assimilado.
A conversa refletiu sobre como as pautas LGBTQIA+ são ainda alvo de chacota, como travestis e pessoas transgêneros binárias e não binárias sendo associadas a memes e piadas desrespeitosas, com suas vivências apagadas. Foi explorado em turma, como a sexualidade, em uma sociedade heteronormativa, é um caminho de constante descoberta, conforme é adquirido autoconhecimento e fortalecimento de redes de apoios LGBTQIA+ para que não seja criminalizado o existir.
Pontuou-se também sobre como é difícil, na sociedade cis e hetéro, não sentir um erro por estar fora da órbita padrão e não forçar uma existência normativa. A oficina finalizou com mais um dia de aprendizado e identificações de vivências, desconstruindo, com respeito, preconceitos e conceitos.
Relatoria do cursista: Hadassa (Astra) de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário