Fórum de Promotoras Legais Populares


O Fórum de Promotoras Legais Populares do Distrito Federal e Entorno (FPLPs/DF) funciona como espaço de articulação em prol dos direitos das mulheres e meninas nas comunidades do Distrito Federal e Entorno.

A missão do FPLPs/DF é fomentar o engajamento político-social das mulheres em uma rede de multiplicação da luta feminista e dos ideais que fundamentam a atuação das PLPs no combate às desigualdades de gênero pelo Brasil, avançando na transformação das suas realidades por meio da conscientização sobre direitos e os instrumentos jurídicos, políticos, sociais e culturais para efetivá-los.
O FPLPs/DF foi criado em 2008 a partir da iniciativa de mulheres que haviam concluído o curso de formação das PLPs/DF e que quiseram construir um espaço auto-organizado voltado à articulação de movimentos e ações para promoção e defesa dos direitos de mulheres e meninas.

Desde então, o Fórum tem sido muito ativo e engajado na participação em eventos, palestras, atos políticos e na organização de parcerias e formações internas. O Fórum também ocupa, desde 2016, uma cadeira no Conselho de Direitos da Mulher do DF e, desde 2014, uma cadeira no Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do DF. Ainda, o Fórum impulsionou a criação do Projeto Vez e Voz, em 2013, que faz oficinas sobre combate ao tráfico de pessoas em escolas do DF e entorno. O Fórum também realiza parcerias para formação de servidores públicos em noções de gênero e direitos humanos das mulheres.

Se quiser entrar em contato com o Fórum, mande um e-mail para fplpsdf@gmail.com.

Para saber mais sobre o Fórum, acesse aqui o artigo "11 Anos do Fórum de Promotoras Legais Populares do Distrito Federal: dinâmica, histórico e atuação", publicado em 2019.

Nenhum comentário: