quarta-feira, 27 de setembro de 2023

12ª OFICINA DO ANO DE 2023

  12ª OFICINA DO ANO DE 2023

12 de Agosto de 2023


O encontro do dia 12 de agosto de 2023 iniciou com uma dinâmica em que as cursistas dançaram ao som de uma música muito tranquila. No primeiro momento, as cursistas listaram atividades que realizam ao longo da semana que têm como objetivo a manutenção de suas vidas e, muitas vezes, das vidas de familiares e de PET’s que dependem de seus cuidados. Nesse sentido, o tema abordado nesse primeiro momento foi o “ Trabalho reprodutivo”, termo utilizado para se referir às tarefas fundamentais à manutenção da vida, como a preparação de alimentos e a limpeza da casa. Após listar as tarefas que exercem durante a semana, as cursistas também trouxeram relatos de suas vidas, além de discutirem o impacto do gênero na distribuição dessas tarefas.

 Já no segundo momento, formaram-se três grupos que realizaram pesquisas e discutiram três temáticas: Criminalização do aborto, Educação sexual e Pobreza menstrual. Cada grupo fez um cartaz sobre seu respectivo tema e trouxe muitas contribuições oriundas tanto das pesquisas realizadas como de suas vivências. O grupo responsável pelo tema da “Criminalização do aborto” apresentou artigos do código penal que tratam dos crimes possíveis em relação ao aborto, citaram a ADPF 54, por meio da qual o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que é inconstitucional a interpretação segundo a qual a interrupção da gravidez de feto anencéfalo constitui aborto, e, além disso, citaram os argumentos a favor da criminalização do aborto que existem na sociedade, proferidos principalmente pela parcela cristã e conservadora da sociedade. Em seguida, o grupo responsável pelo tema “Educação Sexual” explicou a importância da Educação Sexual na vida de crianças e adolescentes, a qual é responsável por ensinar as crianças e os adolescentes sobre os seus corpos e a conscientizá-los sobre os abusos que podem ocorrer, além de mostrar os meios de denúncia e de acolhimento. Esse grupo também apresentou os argumentos contrários à Educação Sexual nas escolas, proferidos também principalmente pela parcela conservadora da sociedade, além de mostrar como a ausência da Educação Sexual nas escolas viabiliza a ocorrência de abusos e crimes de maneira velada. 

 Por fim, o último grupo a apresentar foi o responsável pelo tema da “Pobreza menstrual”, que abordou a realidade das presidiárias e de mulheres pobres no Brasil. Esse grupo mostrou como a menstruação pode ser cara em nosso país, sendo os absorventes vistos como item de cosmético e não como um item de necessidade básica na saúde de toda mulher. Além disso, o grupo mostrou campanhas que existem no país para a arrecadação e distribuição de absorventes entre mulheres pobres e presidiárias, reafirmando que infelizmente são insuficientes e que a responsabilidade, que não está sendo cumprida, é do Governo. Após a discussão riquíssima sobre essas temáticas que são de extrema importância no Brasil, o encontro se encerrou com mais um momento de dança e muita música.

Relato da cursista: Mari Cruz





Nenhum comentário: