Pensar política traz consigo inúmeras inquietações, principalmente por se tratar de uma temática de difícil compreensão para alguns, pois culturalmente existe uma descrença que reverbera sobre a forma como a população entende e espera do assunto.
É importante ressaltar que para além das esferas partidárias entende-se que fazer política e viver política é proporcionar ao ser o acesso e o direito à vida, à moradia, à saúde, à educação. Em suma, a política foi criada para regular os conflitos sociais.
No último encontro das PLP'S falamos um pouco de assuntos que muitas vezes preferimos ignorar: política. Tudo começou com uma dinâmica com o balão e música e quando a música parava que tinha tocado por último no balão teria que responder uma pergunta acerca do tema voto e política. Foi interessante que recebi a pergunta qual seria minha proposta se fosse deputada por um dia. Recebemos alguns papéis com as palavras senadores, deputado federal e deputado distrital e tínhamos que relacionar com funções de cada um. Foi incrível como quase as duplas relataram alguma dificuldade para completar de forma correta, pois muitas de nós nunca tivemos contato com o assunto. Achei interessante uma pergunta que foi feita na primeira dinâmica: Qual é sua estratégia para votar. E desse questionamento surge várias opiniões, se devemos ter estratégia para votar, se é necessário um voto “útil” na polarização que estamos vivendo em 2022. Não é um tema fácil de ser debatido, mas tudo foi feito com leveza no nosso encontro.
Ana Barbosa, cursista da turma do ano de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário