terça-feira, 23 de maio de 2023

2ª ENCONTRO DE 2023

 

 

 2ª OFICINA DO ANO  

13 de Maio de 2023 


No segundo encontro do XVII curso de Promotoras Legais Populares do Distrito Federal, realizado em 13 de maio de 2023, no núcleo de prática jurídica da Universidade de Brasília, localizado em Ceilândia/DF, foram realizadas dinâmicas com o intuito de compreender melhor o processo educativo e conhecer mais as integrantes do curso.

Na primeira parte até o intervalo, a dinâmica focou na integralização das participantes, isto é, no sentido de separá-las em duplas para que as mesmas, no período de 3 (três) minutos, compartilhassem informações sobre si para que, após, as duas apresentassem o que soube de cada uma para as outras integrantes do curso. Percebe-se que o objetivo desta dinâmica, além do acolhimento entre as participantes, foi expor a importância da escuta ativa e do diálogo.

Após o intervalo, a segunda dinâmica teve uma proposta mais teatral com enfoque no processo educativo dos três cenários (escola, residência e igreja), onde as participantes, sem que pudessem falar, apenas por meio da observação, olhares e movimentos corporais deveriam realizar intervenções na posição das cursistas, para melhorar a postura das mesmas diante cada cenário.

Cada uma deveria representar uma cena que remetia a sua experiência vivida nesses três cenários sugeridos pelas facilitadoras, fazendo com que a observação e a intervenção resultassem no processo de atenção que permitissem todas olharem com mais sensibilidade não só para todas as cursistas, mas para si mesmas, identificando comportamentos, sentimentos e questionamentos sobre o processo educativo e de como ele pode ter um efeito de silenciamento e ser um ambiente de hierarquização, permitindo a identificação do machismo, da solidão e da ausência de afeto nessas situações e suas consequências. 

Com a apresentação dos cenários, as participantes foram convidadas a refletir sobre a dinâmica, resultando na consciência acerca das imposições que estes ambientes estabelecem e de como estão enraizados na criação e na educação. Além da observação dessas questões, as facilitadoras convidaram as cursistas a observarem e a questionarem o que poderia ser melhorado nesses espaços para que a experiência se tornasse mais humana.

No término do encontro, ocorreu mais uma dinâmica em que todas deveriam dar as mãos e decorar quem estava à sua esquerda e à sua direita. Depois, se espalharem pela sala e segurar na mão da pessoa que estava ao lado, antes de se misturarem, para que tentassem voltar para posição inicial (círculo).

Assim, o segundo encontro proporcionou uma reflexão acerca do processo educativo, além de proporcionar mais conexão entre as integrantes.

Relato da cursista: Ângela Lima




Nenhum comentário: