quinta-feira, 1 de junho de 2023

3ª OFICINA DO ANO DE 2023


 3ª OFICINA DO ANO  
20 de Maio de 2023 


A aula estava marcada para 9h mas se iniciou um pouco mais tarde e eu que cheguei atrasada por ter ido parar em outro campus me deparei com este gesto de sororidade logo no primeiro ato, me senti muito acolhida! 

Começamos com uma vivência bem meditativo onde sentávamos em circulo  de costas uma pra outra e devíamos tocar em uma parte do corpo que representasse quem somos. Ficamos assim por um tempo e fomos orientadas a virar de frente para a roda e falar sobre o que sentimos, pensamos... uma vivência tão simples mas que trouxe tanta delicadeza, tantas questões latentes que necessitam de atenção. 

Tivemos uma pausa para um super delicioso lanche. 

Então recebemos um papel com um gráfico de uma forma humana. As anotações que seguem são somente um pouco que consegui anotar em meio aos debates e explicações. 

Seta rosa/cérebro - identidade de gênero: mulher cis, mulher trans, homem cis, homem trans, não binários (femininas, masculinos, neutres). 

Seta vermelha escura/coração  - orientação sexual: com quem a pessoa se relaciona (por quem se atrai). 

Seta vermelha clara/genital - sexo biológico: Feminino, masculino, intersexo. 

Seta amarela/a forma humana - expressão de gênero: coisas de mulher, coisas de homem, ...como a pessoa se veste, como aparenta ser. 

Em meio a estes ensinamentos tivemos muitos e emocionantes relatos e desabafos, uma nítida expansão acerca da necessidade de ser mais acolhedoras e respeitosas com as/os/es/ jovens e suas diferentes características e com nos mesmas também pois ninguém escolheu a educação/opressão que recebeu em sua formação. Estamos de agora pra frente dando este passo rumo à uma atitude mais humana frente a diversidade humana. 

Quando falamos em feminismos e militância é praticamente inevitável chegarmos aos desafios que existem neste caminho pois é fundamental que haja a inclusão sem que para isso venhamos a gerar retrocessos e exclusão. 

Acolher com profundo respeito, valorização do lugar de fala e da vida de cada mulher com suas características é um desafio que com certeza vale a pena abraçar!

Relato da cursista: Juliana Castro


Ilustração utilizada para explicação de relações de gênero e sexualidade.


Ilustração referência aos tipos de feminismos.





Nenhum comentário: