quarta-feira, 23 de maio de 2018

[05/05/2018] 3ª OFICINA PROMOTORAS LEGAIS POPULARES- CEILÂNDIA


RELATORIA - Oficina 05/05/2018 - Ceilândia


3ª oficina das PLPs Ceilândia
Relatoras: Laerzi Inês e Ana Letícia
Data: 05/05/2018
Local: Núcleo de Prática jurídica da UnB- Ceilândia Norte
Oficina: Feminismos
Oficineira: Não teve oficineira - as PLPs facilitadoras desenvolveram a oficina

As perguntas foram:
1) feminismo é sobre odiar homens
2) feminista é aquela que quer ser melhor que homem
3) feminista é sapatão
4) feminista não se depila
5) feminismo é só de esquerda
6) feminismo é coisa de mulher branca
7) feminismo é coisa de mulher estudada
8) feminismo é coisa de mulher que não tem o que fazer
9) feminismo é coisa de mulher mal-amada
10) feminista é abortista
11) feminista é promíscua
12) o feminismo muda a vida da mulher da periferia
13)feministas são empáticas

Roteiro da Oficina - Aquecimento - Carolina: todas em roda, foi colocada música e as mulheres dançaram para aquecer

 - Dinâmica 1 - Ana Letícia: foram feitas 13 afirmações direcionadas sobre o que é feminismo onde as mulheres se posicionavam de cada lado da sala de acordo com as respostas do SIM ou NÃO. Depois das perguntas, foi aberto o debate na roda geral.

Intervalo para o lanche e informes

- Dinâmica 2 - Ingrid: Divisão em 6 grupos, cada um leu a biografia de uma mulher diferente e discutiu, depois voltamos para a roda grande e cada grupo contou resumo da história que leram e comentou sobre o que lhes chamou mais atenção.

- Dinâmica de fechamento - Carolina: em roda de mãos dadas, cada mulher cita o nome de uma mulher importante na sua vida.
Principais questões levantadas
vários tipos de feminismo
a diferença do feminismo negro e do feminismo branco
a questão das empregadas domésticas a transição capilar padrões de beleza

Resumo da discussão

No primeiro momento após ser desenvolvida a dinâmica das perguntas sobre o feminismo, discutiu-se sobre as ondas do feminismo, quem ele atinge e o que o feminismo incomoda. Foi discutido principalmente sobre o feminismo de mulheres brancas e o feminismo negro, como as pautas e as lutas são muito diferentes e como a mulher negra sofre dupla opressão.

Foi levantada também a questão das empregadas domésticas, discutiu-se sobre a exploração da mulher por outras mulheres e como muitas vezes mulheres (feministas inclusas) não são empáticas umas com as outras. Também foi discutido sobre padrões de beleza e o “autocuidado” da mulher ser muitas vezes focado em agradar o homem/a sociedade, além dos esteriótipos de feminilidade.

Larezi relatou sua identificação com o feminismo, sendo como uma atitude de ideais por direitos iguais de gênero, diferenciando o que entende por feminismo e femismo. 

No intervalo para o lanche Laerzi deu informes sobre a ação que o Fórum de plps participou no dia 1º/05 e Sheila deu aviso de que reservaremos 10 minutos da oficina para as cursistas apresentarem algo que elas achem que possa contribuir (ex.: um texto, uma música, um poema) e para que acompanhem a página do blog.

Na segunda dinâmica, expôs-se a história das mulheres e se comentou sobre esteriótipos e sobre o desconhecimento sobre a história de algumas feministas lidas. Novamente foi levantada a questão do racismo e discutiu-se mais a fundo a questão da transição capilar de mulheres negras que alisavam o cabelo e depois passaram a usá-lo natural.








Nenhum comentário: