quarta-feira, 23 de maio de 2018

[14/04/2018] 2ª OFICINA PROMOTORAS LEGAIS POPULARES- CEILÂNDIA



RELATORIA Dia 14/04/2018 - PLPs Ceilândia

1) Dinâmica de aquecimento:
Iniciou-se a oficina com uma dinâmica de aquecimento, em duplas as mulheres deveriam guiar umas às outras com a palma da mão andando pela sala, podendo também abaixar ou levantar mais, a Carol explicou a dinâmica e coordenou o grupo a andar mais rápido ou devagar e trocar a pessoa da dupla que estava guiando.

2) Dinâmica sobre educação popular:
Divisão em 6 grupos menores para conversarem sobre educação formal, informal /educação popular. Cada grupo recebeu e leu o texto "pedagogia da esperança" de Paulo Freire. Após a leitura, as mulheres falaram de suas experiências de educação nas escolas e discutiram as reflexões trazidas pelo texto sobre o conhecimento acadêmico e o popular.
Baseado na discussão, cada grupo produziu duas cenas de teatro-imagem, voltamos ao grupo geral e cada um dos 6 grupos mostrou suas imagens, tiramos fotos de cada uma e cada grupo explicou suas cenas. As imagens foram bem parecidas: para a educação formal foi feita em geral a escola, pessoas enfileiradas e alguém na frente mandando em todas, já para a educação popular foram feitas rodas. Após as imagens, houve discussão sobre a importância da educação crítica e o sucateamento da educação pelo Estado despolitizando as pessoas, contexto atual de fim das políticas sociais e ainda do nosso papel de atoras políticas de modificação da realidade. 

3) Intervalo: lanche
Após a discussão, fomos para o lanche. Foi lembrado e sugerido que quem quiser pode trazer seu copo. Além disso, as novas participantes (que não participaram da oficina passada), preencheram a ficha de inscrição. 
Ao final do intervalo, foram distribuídos e preenchidos os crachás.  

4) Dinâmica do pacto de convivência:
Divisão em 6 grupos menores novamente, cada grupo deveria discutir sobre as expectativas para o curso, receberam uma folha de papel na qual escreveram “o que queremos” e “o que não queremos” no curso. 
Após a discussão nos grupos pequenos, abrimos para o grupo grande e foi escrito num cartaz as palavras sugeridas por cada grupo.

5) Dinâmica de fechamento:
Primeiro, foi perguntado sobre o próximo sábado (21/04) que é feriado, ficou combinado que não haverá oficina.
A Sheila agradeceu a presença de todas, desejou uma boa semana e demos um abraço coletivo.  

Relatado por Laerzi e Ana Letícia

Nenhum comentário: