quinta-feira, 24 de maio de 2018

[21/04/2018] 3ª OFICINA PROMOTORAS LEGAIS POPULARES - SÃO SEBASTIÃO



RELATORIA OFICINA 21/04/2018 - SÃO SEBASTIÃO


3ª Oficina PLPs São Sebastiâo - Pacto de convivência


  Estrutura abordada
 1- Dinâmica 1: Iniciou-se com uma dinâmica de uma encenação teatral sobre julgamento das mães solos pedirem para outras pessoas cuidarem de seus filhos para elas poderem sair para descansar ou terem algum lazer.
 2- Debate: Após a encenação houve um debate sobre esse tema. Foram abordadas questões da mulher como responsabilizada pelo cuidado e de suas obrigações como  cuidadora, e o quanto isso afeta o cotidiano da mulher e de suas escolhas.
 3- Lanche
 4- Foi separado em grupos menores para conversarmos sobre as expectativas do curso e o que o que queremos e não queremos para o curso. Após o debate nos grupos abriu-se para o grupo todo. E foi-se anotando as frases no cartaz.
 5- Pacto de convivência: Uma das cursistas desenhou uma árvore e após fecharmos o pacto escrevemos nossos nomes da árvore.

Relatado por Cleani Calazans


 Poderia escrever horas e horas começar pelo final, pelo meio ou poderia seguir os padrões e usar a regra. De qualquer modo, tudo fará sentido, tudo faria sentido.
 A gente significou e ressignificou, falamos de cuidados e das muitas figuras que temos na sociedade, compartilhamos experiências, e é esse o sentido, ele está na partilha.
 O sentido de tudo que fazemos é só nosso, a experiência é nossa, o modo como escutamos as coisas como interpretamos a fala do outro é uma responsabilidade nossa!
 Algumas mulheres quiseram ser tronco, outras folhas, houve aquelas que assumiram ser raízes, naquele cartaz pequeno, embora cheio de significado.
 As discussões seguiram os caminhos mais diversos, mas o que deve prevalecer são nossos valores coletivos, nosso manual de convivência (estabelecido por nós), uma relação baseada na escuta ativa, respeito e sempre que possível empatia, além do objetivo de retirar a competição e comparações negativas de nossos diálogos.

 Foi-se o terceiro dia, mas ainda virão muitos dias de "Nós".

Relatado por Jennifer


3ª oficina PLPs São Sebastião

Nenhum comentário: