quinta-feira, 3 de agosto de 2023

6ª OFICINA DO ANO

 6ª OFICINA DO ANO

17 de junho de 2023

O encontro iniciou-se aproximadamente às 9h20. Começamos com uma dinâmica super interessante, na qual ficávamos em pé e, logo em seguida, andávamos pela sala nos observando. Depois de termos caminhado um pouquinho em círculo, foi solicitado que fechássemos os olhos.

Com os olhos fechados, nos foram feitos questionamentos sobre determinadas características físicas das pessoas que estavam na dinâmica.

Por exemplo, foi perguntado quem usava óculos e, ainda, quem tinha uma tatuagem de flor no ombro.

Depois de respondermos cada pergunta, abríamos os olhos e conferíamos as nossas respostas.

Após essa dinâmica, nos sentamos e refletimos sobre como nos sentimos, principalmente acerca da sensação de (1) observar; (2) sermos observados; e (3) notar as nossas diferenças.

Posteriormente, já em um segundo momento, fomos divididas em grupos conforme a autodeclaração racial.

Podíamos, desse modo, escolher entre os grupos de: pessoas negras, pessoas brancas e pessoas que não conseguem se declarar.

Foram formados dois grupos: pessoas brancas e pessoas negras.

Cada grupo leu um texto (com o tema raça) que, ao final, continha questionamentos acerca da mensagem veiculada. Conversamos, também, sobre o nosso ponto de vista acerca dos pontos abordados no escrito.

Após termos discutido as questões do texto, desfizemos os grupos e voltamos à configuração normal. Debatemos, assim, as perspectivas do escrito. Comentamos, ainda, experiências pessoais.

Com o fim da segunda dinâmica, tivemos um pequeno intervalo para um lanche maravilhoso.

Depois do lanche, foram feitas três questões, uma para pessoas brancas e duas para pessoas negras. Para aquelas: “qual é a sua prática antirracista?”. Para estas: “qual é a sua prática de autocuidado e como você cuida das pessoas do seu ciclo?”.

Cada uma respondeu as questões ao passo que íamos refletindo e apresentando também demais pontos a serem acrescentados.

Ao fim, após a resposta de todas, finalizamos de forma unida, de modo que cada uma citou uma mulher negra que via como referência para si (com a ressalva de não poder ser mencionada uma pessoa da própria família).

Acabamos, portanto, mais um excelente encontro!

Relato da cursista: Letícia Rejane




Nenhum comentário: