segunda-feira, 19 de junho de 2023

5ª OFICINA DO ANO DE 2023

 

5ª OFICINA DO ANO  

27 de Maio de 2023

O motivo da reunião deste dia, basicamente foi realizar dinâmicas em grupo, que ofereciam a percepção concreta e/ou inconsciente de como podemos nos relacionar através da comunicação não-violenta, isto é, comunicar ideias umas com as outras de modo, que mesmo discordando dessas ideias, o ideais de respeito, harmonia, equilíbrio, civilidade e empatia foram alcançados com sucesso. Através da dinâmica da dança onde, no rádio estava tocando músicas e todas nós dispostas em círculo, escolhemos aleatoriamente outra pessoa para formar uma dupla. O objetivo é que uma pessoa levante a mão e guie a outra pessoa que estará focada apenas no movimento da mão da outra pessoa, portanto, ao som da música, ambas devem confiar uma na outra, pois que aquela que está focada apenas na mão, não está vendo se há outra pessoa atrás dela, enquanto caminha, bem como sua parceira deve ter o mesmo cuidado com ela. Assim é possível perceber que na coletividade, independente do seu foco, você pode cuidar do outro exercendo empatia e simpatia, enquanto estabelece uma relação de confiança, que é o ponto inicial para uma relação harmônica. Em seguida, houve outra dinâmica, em que ouvindo o parecer de todas as presentes, decidimos aquilo que queremos ou não queremos que vigore dentro do ambiente do curso das Promotoras Legais Populares – PLP’s, no sentido de que sejam indicações de condutas de boa convivência entre nós, de maneira que todas se sintam acolhidas e respeitadas em suas individualidades, dentro do grupo. Conforme a seguir:


Após estabelecermos juntas, uma espécie de “Termo de Conduta”, houve outra dinâmica para o treino da escuta ativa entre nós, onde cada uma de nós contou como estava se sentindo quando chegou para o momento da reunião, e em seguida esta escolheu uma outra pessoa, para fazer três perguntas sobre o conteúdo da explanação. Desse modo, verificou-se que não apenas a pessoa que falava estava sendo ouvida com atenção, mas sim todas as pessoas presentes, pois que, como não se sabia quem ela escolheria para fazer as perguntas, todas nós escutamos os relatos atenciosamente. Ainda assim, fica a dúvida se a pessoa ouviu atentamente, porque seria perguntada, ou por empatia a todos os relatos, ou porque se identificou com os relatos, enfim, a resposta fica dentro de cada uma, porém este é o sentido da dinâmica, treinar a escuta ativa, o que significa que você deve ouvir aquilo que a outra pessoa fala, com a mesma atenção da qual, você gostaria de ser ouvida. Após todos os relatos, verificou-se que todas nós falamos de vários assuntos diferentes, posto que a diversidade de rotinas de vidas, e a maneira com que cada uma, se sente em relação às suas vivências diárias é ampla, no entanto, o conteúdo principal foi o acolhimento e respeito com que todas puderam falar de seus sentimentos, pensamentos e sensações sem julgamentos e com curiosidade, ou seja, o fato de ter um espaço, em que você fala, e as pessoas têm alegria e interesse em te ouvir: é hábito raro no tempo e nos espaços que habitamos atualmente. Em seguida, houve outra dinâmica onde nos separamos em trio, e cada uma falou de comidas que gostava e que não gostava de comer, e deveria haver um consenso entre o trio de ao menos uma coisa de que as três pessoas gostavam de comer, e também de que não gostavam de comer. Dessa forma, foi perceptível de que houve trios que decidiram o tema com facilidade e harmonia, e outros trios que decidiram o tema, com um pouco mais, de dificuldade consensual até chegar a termo. Isso acontece porque o entrelaçamento de culturas entre famílias em nosso país faz com que a culinária seja muito diversa, ou seja, por exemplo, quem cresceu numa família nordestina tende a gostar mais de coentro, mesmo havendo nordestinos que não apreciem o tempero, bem como quem cresceu numa família de descendência italiana adora massas, como a lasanha. Assim, como disse uma de nós, a comida representa especialmente afeto e amor, a pessoa não se alimenta apenas da comida e temperos, mas do sentimento com que o alimento foi preparado e também quem cozinhou para nós, ou nos ensinou a cozinhar, para que nos alimentemos sempre daquele alimento como uma memória sensorial de alegria e satisfação. A mesma dinâmica foi feita com relação a música, e foi perceptível que em alguns casos, a música ou o estilo musical que ouvimos, inicialmente, pode vir das pessoas que convivemos, até chegar a uma fase da vida, em que você escolhe os estilos musicais que ouve, por si mesmo, porém a partir de uma construção individual de músicas e ritmos que possuem significados individuais e pessoais a cada uma de nós, por exemplo, ouvir rap porque seu irmão ouvia, ou crescer ouvindo forró em casa, porque seus avós gostavam, e quando você se torna adulta, passa a aprender aulas de forró porque se recorda com carinho de seus avós. Dessa maneira, a música também representa reviver memórias de alegria ou não, num espaço particular de sua mente, porém em alguns momentos, você escolhe viver isso dentro da sua cabeça compartilhando com a coletividade, através de uma vivência em grupo, por exemplo, dançando com outras pessoas. Assim a música que você ouve pode demonstrar a maneira com que você se relaciona com as outras pessoas, mas somente enquanto está vivendo aquele ritmo, isto é, você pode revoltar-se com a política de uma maneira geral, e se identificará com músicas de protesto, de modo que se sentirá acolhida quando estiver num ambiente, em que você encontra pessoas que pensam e sentem como você. Esse aspecto do pensamento, se aplica a qualquer estilo musical, no entanto, é importante salientar que a pessoa não é a roupa que ela veste ou estilo musical que ela ouve, mas isso é parte da construção de afetos desenvolvidos ao longo de sua vida, ou seja, a pessoa é muito mais do que aquilo que ela come, veste, ouve ou tem como crença. Por fim, todas nós fizemos uma colagem num quadro, onde havia uma árvore com muitos galhos, ao passo que cada uma escreveu seu nome numa folhinha verde, a qual escolheu um galho vazio e colou a folhinha no galho, de modo que a árvore “seca” se tornou uma árvore frondosa e com fortes raízes em suas crenças e princípios daquilo que acredita ser um mundo melhor, adquirindo a consciência da responsabilidade que é fazer parte dessa árvore, no sentido de que deve retirar de dentro dela os cupins da intolerância, afastar as ervas daninhas do desinteresse, alimentá-la com respeito e empatia através da seiva do amor, do afeto, da escuta ativa e da confiança que vem da fortaleza de suas raízes plantadas no coração de cada uma de nós. Obrigada pela atenção à leitura! Um abraço a cada leitor e leitora!

Relatoria da cursista: Cíntia Breve de Souza.









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