terça-feira, 30 de abril de 2019

[13/04/2019] 2ª OFICINA PROMOTORAS LEGAIS POPULARES CEILÂNDIA



TEMÁTICA: Educação 
QUESTIONAMENTO PROPOSTO: O que é educação? O que não é educação?

No dia 13 de abril de 2019, foi realizado o segundo encontro da turma de formação de Promotoras Legais e Populares do Distrito Federal. Nesta aula as alunas em conjunto com as facilitadoras desenvolveram uma dinâmica de grupo, onde foram divididos 9 equipes que posteriormente discutiriam sobre a temática.  
Individualmente cada componente teve a oportunidade de relatar suas experiências durante o ensino infantil, fundamental e médio para além das perspectivas acadêmicas das quais algumas tiveram ou tem a possibilidade de vivenciar. No âmbito do que diz respeito à educação na maior parte dos relatos foi nítida a relação de descontentamento mediante os fatos atuais, pois há uma corrente de  banalização do ensino, fazendo com que acontecimentos prejudiciais e de riscos sejam  recorrentes. Mas muito esperançosas na revolução que ainda está por vir.
O acúmulo destas reflexões feitas à partir das práxis do projeto posteriormente resultou na apresentação de cartazes que foram formulados com os seguintes questionamentos:
I- O que é educação? 
II- O que não é educação? 
Contextualizando de forma geral as respostas dadas sobre os tópicos, podemos destacar as seguintes afirmativas:
I- Educação é respeito, troca, empatia, valorização do outro, empoderamento, consciência, libertação, diversidade, igualdade, assim como também é um direito.
II- A Educação não é mercadoria, desrespeito, autoritarismo, hipocrisia, agressividade, imposição, medo, violência e desigualdade.
Na conclusão da oficina foi proposto um espaço de acolhimento entre as mulheres presentes, expressando umas as outras palavras de força, afeto e motivação para as adversidades que permeiam rotineiramente a vida, o consciente, assim como o emocional de cada uma.
A cada semana tem sido mais  especial participar destes momentos, gratidão.

Relatoria escrita pela cursista Lidia Reis
       

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