quarta-feira, 26 de abril de 2017

XIII Curso de Promotoras Legais Populares do Distrito Federal

Hoje é dia de estreia!


A nova turma das Promotoras Legais Populares da Ceilândia, com bastante emoção e produção de conhecimento, iniciou os trabalhos no dia 08 de abril de 2017.


Para lançar o recado de que mulher bonita é mulher que luta o post de tudo o que aconteceu nesse primeiro encontro!


[08/04/2017]


Quando cheguei ao NPJ em Ceilândia havia um enorme círculo composto das mais diversas mulheres. Estavam de maneira ordenada se apresentando ao grupo e dizendo como cada uma havia conhecido o projeto de extensão das Promotoras Legais Populares. Muitos relatos emocionantes e emocionados, foi um diálogo aberto e seguro entre mulheres, repleto de empatia e compaixão. Após cada uma se apresentar rapidamente e introduzir um pouco da sua história de vida, fizemos um lanche com alimentos que foram levados por um grupo de mulheres que se organizaram para tal. A ideia posterior é que, após consolidada a turma de cursistas, seja feito um rodízio entre grupos de mulheres responsáveis por providenciar o lanche coletivo a cada encontro.
O lanche teve uma duração breve mas suficiente para que as mulheres pudéssemos conversar de maneira mais direta umas com as outras e nos conhecer um pouco mais.
Após o lanche, retornamos ao círculo e nos foram entregues fichas para que preenchêssemos com nossos dados, informações sobre nós mesmas, como por exemplo o local onde residimos ou através de quais meios de comunicação nos informamos e, além disso, foi pedido na mesma ficha que mencionássemos temas que gostaríamos que fossem abordados ao longo do curso (temas geradores). Após esse preenchimento, foi conduzida uma dinâmica de encerramento pela facilitadora Ludmila. Nessa dinâmica estávamos todas de pé e de mãos dadas ainda em formato circular e cada mulher disse com apenas uma palavra algo que desejava para a semana de todas nós. Após a dinâmica a reunião foi encerrada e as facilitadoras se reuniram para dialogar sobre perspectivas e próximos encontros.
As facilitadoras, apresentaram o curso para as cursistas, esclarecendo como funciona, quando, que metodologia usamos. Respondemos dúvidas, sendo que uma das questões debatidas mais relevantes foi o que significa ser uma PLP. Também distribuímos o livro O direito das mulheres que funciona como apoio na condução do curso. Por fim, penso que é importante registrar que a representante do MPDFT esteve presente, na condição de parceira do projeto, e também várias representantes do Fórum das PLPs.  


Texto de Carol Rath e Bistra Apostolova



Primeiro Encontro da Turma de Promotoras Legais Populares/DF, Ceilândia, 08 de abril de 2017. 




E se deu aquele gostinho de participar dessa roda, anota aí na agenda que ainda dá tempo de integrar a turma de São Sebastião! As inscrições da Turma do Curso de Promotoras Legais Populares de São Sebastião serão feitas no dia 13 de maio de 2017, no Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião, das 9h às 12h.


Para mais informações, curtam a nossa fan page no Facebook e fique por dentro das novidades e próximas relatorias. 

Quer saber mais? Se liga aí!

1. Artigo de Lélia Gonzalez: Por um feminismo Afro-latino-americano. Fonte: Grupo de Estudos de Mulheres Negras/UnB

2. Programa Diálogos UnB TV com Bistra Apostolova e Lívia Gimenes: O Direito Achado na Rua.

3. Livro de Bell Hooks: Ensinando a transgredir.

4. Art. 207, da Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre a extensão universitária.

Nenhum comentário: