terça-feira, 12 de abril de 2016

Carta de apoio à Presidenta Dilma, pela Democracia e contra o Golpe

No dia 07 de abril de 2016, no evento Mulheres pela Democracia, ocorrido no Palácio do Planalto em Brasília/DF, o Fórum de Promotoras Legai Populares do Distrito Federal e Entorno entregou para a Presidenta Dilma Roussef, pelas mãos da representante Leila Rebouças, uma carta em defesa da democracia e contra o golpe.



Carta de apoio à Presidenta Dilma,  pela  Democracia e contra o Golpe

As promotoras legais populares representam hoje no Brasil, milhares de mulheres  donas de casa, trabalhadoras formais e informais, trabalhadoras domésticas, estudantes e lideranças comunitárias que atuam em defesa  dos direitos humanos das mulheres, e em especial em defesa da Lei Maria da Penha.
É atuando   no cotidiano, de forma direta e em diversos espaços de controle e de mobilização social e feminista, que percebemos e enfrentamos  todas as formas de opressão e violências  que estão submetidas as meninas e mulheres. Desta forma, a Lei Maria da Penha, representa para nós  um dos mais importantes mecanismos de combate a violência contra as mulheres.
Considerando o momento político de manobras facistas contra a democracia e as instituições democráticas de direito;
Considerando  os retrocessos e acirramento dos  conservadorismos impetrados por instituições políticas  não democráticas, que promovem e na viabilidade do golpe,  promoverão os movimentos contrários aos avanços necessários para as conquistas e garantias dos direitos  das  mulheres;
Considerando  as manifestações de ódio e machismo  expressas por alguns seguimentos da mídia, e que tão somente traduzem o machismo que ainda impera na cultura e na sociedade brasileira, nos sentimos igualmente violadas.
Por tudo isso, nós  Promotoras Legais Populares, expressamos  nossa solidariedade a  presidenta Dilma e às instituições democráticas desse país , e manifestamos o nosso desejo de continuar na  luta por uma DEMOCRACIA SEM NENHUM DIREITO A MENOS PARA AS MULHERES, e contra o Golpe!


Fórum de Promotoras Legais Populares do DF e Entorno

Um comentário:

João Luiz Pereira Tavares disse...


A volta de decoro no Brasil:

UM MOMENTO, APENAS UM!, SUI GENERIS. EIS:

Em 2016 houve fato fabuloso sim, apesar de Vanessa Grazziotin falar que não, dessa forma assim:

"O ano de 2016 é, sem dúvida, daqueles que dificilmente será esquecido. Ficará marcado na história pelos acontecimentos negativos ocorridos no Brasil e no mundo. Esse é o sentimento das pessoas", diz Grazziotin.

Mas, por outro lado, nem que seja apenas 1 fato positivo houve sim! É claro! Mesmo que seja, somente e só, um ato notável, de êxito. Extraordinário. Onde a sociedade se mostrou. Divino. Que ficará na história para sempre, para o início de um horizonte progressista do Brasil, na vida cultural, na artística, na esfera política, e na econômica. 
Que jamais será esquecido tal nascer dos anos a partir de  2016, apontando para frente. Ano em orientação à alta-cultura. Acontecimento esse verdadeiramente um marco histórico prodigioso. Tal ação acorrida em 2016 ocasionou o triunfo sobre a incompetência. Incrementando sim o Brasil em direção a modernidade, a reformas e mudanças positivas e progressistas. Enfim: admirável. 

Qual foi, afinal, essa ação sui-generis?

Tal fato luminoso foi o:

-- «Tchau querida!» [impeachment de Dilma].

Eis aí um momento progressista, no ano de 2016. Sem PeTê.

Feliz 2017.