terça-feira, 24 de setembro de 2024

18ª OFICINA DE 2024

 

18ª OFICINA DE 2024

31 de Agosto


No dia 31 de agosto tivemos a oficina tema como proposta nos levar a refletir as mulheres no mercado de tralho, assim como as leis trabalhistas e todos os amparos e alguns retrocessos que tivemos nas mudanças de governo.
No primeiro momento, cada participante foi convidada e levar de casa para o encontro um objeto que descrevesse um pouco sobre sua rotina de trabalho. Fossem essas rotinas ligadas a trabalhos remunerados em empresas/instituições ou objeto daquelas que fazem o trabalho doméstico por quais quer que seja o motivo. Houve a participação de todas presente.

No segundo momento fomos convidadas a dar continuidade ao encontro com uma atividade em grupos divididos , onde cada grupo ficou com um tema, metas esses que foram: Licença maternidade e paternidade ,Lei de equiparação salarial e criação da CLT, Tipos de assédio no trabalho ,Principais mudanças nas leis trabalhistas em 2024. O objetivo dessa atividade era fazer que cada grupo apresentasse esses temas com curiosidades relevantes que talvez muitos ali presente não linha conhecimento, como por exemplo dar nome a todos os tipos de assedio para que assim as politicas podem punir esses de forma criminosa, visto o mais físico, psicológico e financeiro que passar por um assedio dentro do trabalho. Todos os demais temas foram seguiram a mesma lógica de apresentar curiosidade e um breve explicação do que se trata. 
Por fim, foi apresentado um vídeo intitulado “Domésticas” onde retratou o cotidiano de algumas mulheres que faz o serviço doméstico, como suas vidas as conduziram a tal profissão. Em um outro momento foi dado espaço de fala para que cada participantes comentasse sobre suas percepções sobre o documentário e como se sentiram. Além disse falamos um pouco como as leis que amparam essas trabalhadoras e como muitas politicas publicas ainda devem existir para que essa mão de obra não volte a ser considerado um trabalho análogo a escuridão.

Relatoria da cursista: Juliana Alves

Nenhum comentário: