terça-feira, 24 de setembro de 2024

18ª OFICINA DE 2024

 

18ª OFICINA DE 2024

31 de Agosto


No dia 31 de agosto tivemos a oficina tema como proposta nos levar a refletir as mulheres no mercado de tralho, assim como as leis trabalhistas e todos os amparos e alguns retrocessos que tivemos nas mudanças de governo.
No primeiro momento, cada participante foi convidada e levar de casa para o encontro um objeto que descrevesse um pouco sobre sua rotina de trabalho. Fossem essas rotinas ligadas a trabalhos remunerados em empresas/instituições ou objeto daquelas que fazem o trabalho doméstico por quais quer que seja o motivo. Houve a participação de todas presente.

No segundo momento fomos convidadas a dar continuidade ao encontro com uma atividade em grupos divididos , onde cada grupo ficou com um tema, metas esses que foram: Licença maternidade e paternidade ,Lei de equiparação salarial e criação da CLT, Tipos de assédio no trabalho ,Principais mudanças nas leis trabalhistas em 2024. O objetivo dessa atividade era fazer que cada grupo apresentasse esses temas com curiosidades relevantes que talvez muitos ali presente não linha conhecimento, como por exemplo dar nome a todos os tipos de assedio para que assim as politicas podem punir esses de forma criminosa, visto o mais físico, psicológico e financeiro que passar por um assedio dentro do trabalho. Todos os demais temas foram seguiram a mesma lógica de apresentar curiosidade e um breve explicação do que se trata. 
Por fim, foi apresentado um vídeo intitulado “Domésticas” onde retratou o cotidiano de algumas mulheres que faz o serviço doméstico, como suas vidas as conduziram a tal profissão. Em um outro momento foi dado espaço de fala para que cada participantes comentasse sobre suas percepções sobre o documentário e como se sentiram. Além disse falamos um pouco como as leis que amparam essas trabalhadoras e como muitas politicas publicas ainda devem existir para que essa mão de obra não volte a ser considerado um trabalho análogo a escuridão.

Relatoria da cursista: Juliana Alves

17ª OFICINA DE 2024

 

17ª OFICINA DE 2024

24 de Agosto


A oficina teve início, com a apresentação da professora de Administração  Pública da UFRN e Mariana Mazzini. Nossa convidada, desempenha também a função  de coordenadora  geral da Secretaria Nacional de Políticas Públicas de Cuidado e Família do MDS. Dando continuidade, todas as participantes se apresentaram, citando uma atividade de cuidado que exerciam em seu cotidiano. Participamos também de uma dinâmica, onde cada uma de nós, em círculo, aplicava uma massagem na colega, simbolizando assim,  o tema da palestra que viria a seguir "Cuidado". Percebemos, que nem sempre, conhecemos as políticas públicas oferecidas e a forma de acessá-las. Fizemos um exercício de listar todas elas e discutir se estas,  atendiam as demandas da população de forma eficaz ou apenas parcialmente. A professora Mariana nos apresentou o Projeto de Lei em andamento que cria novas políticas públicas, e, que também procura aperfeiçoar as já existentes, de maneira que possam atender melhor os anseios de quem precisa. Nesse bate papo, entendemos que muitas vezes, administrações de cidades e municípios,  têm dificuldades em implementar determinadas políticas públicas, pelo nível de complexidade e não por descaso. A organização social é desigual, injusta e insustentável, devemos  buscar o conhecimento múltiplo, para compreender e saber buscar o apoio necessário quando precisarmos. Por fim, entendemos que "cuidado é um direito, e, essencial para a vida acontecer."
Relatoria da cursista: Teresinha