segunda-feira, 6 de maio de 2024

3ª OFICINA DE 2024

 3ª OFICINA DE 2024

27 de abril 


Na primeira parte da oficina do dia 27 de abril de 2024, nós conversamos sobre modelos de educação. Começamos com uma dinâmica de teatro-imagem: usando apenas a linguagem corporal, sem poder falar nada, criamos duas cenas. A primeira imagem teve educação formal como tema. O resultado foi uma cena de uma sala de aula, com muitas estudantes sentadas e em silêncio, uma professora escrevendo num quadro, provas sendo corrigidas, algumas pessoas lendo. Na segunda cena, o tema foi educação popular, e imagem que montamos foi bem diferente: havia pessoas sentadas ou deitadas de maneiras mais confortáveis, sempre em duplas ou pequenos grupos, conversando em roda, dançando, caminhando e observando coisas a sua volta. 

Na reflexão coletiva sobre as imagens que criamos, falamos sobre os contrastes. Na imagem da educação formal, representamos as experiências de muitas de nós em escolas, cursos profissionalizantes e universidades, em que o foco ainda é a reprodução e memorização de informações, a disciplina dos corpos, o silenciamento. Geralmente nesses contextos há pouco espaço para a troca de experiências, para expressão individual e coletiva, e para aplicar conhecimentos na vida real, na solução ou reflexão de problemas concretos. 

Muitas companheiras relataram também como esses espaços de educação formal com frequência são marcados por práticas discriminatórias, violentas e desumanizantes com crianças e adultas negras, e também tendem a ser moldados a partir de expectativas diferentes direcionadas para meninas e mulheres – vistas como mais comportadas, passivas e cuidadoras – e para meninos e homens – vistos como mais fortes e ágeis, mais interessados em esportes, mais competitivos.   

Por outro lado, a imagem sobre educação popular nos despertou ideias de um aprendizado que não se faz só com a mente, mas também com o corpo, com o movimento. Um aprendizado que não se vive individualmente, mas juntas, conversando, trocando experiências e ideias. E uma produção de saberes que tenha compromisso com nossas vidas e problemas sociais. 

Na última parte da oficina, conversamos sobre as regras de convivência que queremos seguir no curso esse ano. Fizemos um acordo de guiar nossos encontros por valores como alegria, respeito, responsabilidade, abertura para aprender, acolhimento e cuidado umas com as outras, além de manter práticas como sempre levar lanche e café e ser pontuais com os horários das oficinas. Combinamos também que deixaremos de fora do curso todos os tipos de discriminação, incluindo LGBTfobia, racismo, capacitismo, classismo, sexismo, etarismo e gordofobia; também cuidaremos de não espalhar fake news e desinformação, e de não ter posturas autoritárias e impositivas, entre outras regras que ficaram registradas por escrito em cartazes.

Estamos desenvolvendo uma base bonita e sólida para uma jornada de muito aprendizado e alegria em 2024!

Relatoria da cursista: Sinara Gumieri













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