segunda-feira, 6 de novembro de 2023

15ª OFICINA DO ANO DE 2023

  15ª OFICINA DO ANO DE 2023

                                                           Setembro de 2023


Neste encontro do curso Promotoras Legais Populares do Distrito Federal e Entorno, ocorrida no dia 02 de setembro de 2023, no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Brasília em Ceilândia - DF, iniciamos as atividades da oficina com uma dinâmica de descontração, em um exercício de receber e proporcionar carinho e afeto entre as participantes, aliviando as dificuldades da semana por intermédio de uma massagem em grupos. Atentando-se para os limites do conforto e do consentimento corporal entre as integrantes, o exercício deu viés para um debate a partir do questionamento de como se compreende o afeto na vida pessoal das presentes, e em como ele é percebido e melhor apreciado por cada uma.

Em sequência, foi proposta uma dinâmica pautada na imagem corporal, em que se propunha a construção de uma colagem, por meio de imagens e recortes de figuras e corpos variados reunidas pela facilitação. Esta atividade se dividia em dois momentos, um primeiro em que se visava reconstruir uma imagem ideal tida na infância, e posteriormente uma construção presente da percepção corporal e imagética das participantes, propiciando uma reflexão acerca da autonomia corporal e da autopercepção.

Posteriormente, seguida de uma pausa para o lanche comunitário, deu-se início a uma discussão reflexiva e livre a partir da pergunta “no que você se acha foda?” permitindo um momento de  entrosamento e reafirmação das qualidades e habilidades das cursistas.

Por fim, a dinâmica de encerramento se baseou em uma reversão criativa, iniciada com um depoimento do que cada uma das presentes diria para alguém que é de sua admiração,  confidenciando este para  uma caixinha passada de mão em mão, contendo em seu interior um espelho, de modo a reafirmar a admiração em si e revigorar a confiança para a semana que se segue.

 

Um agradecimento às leitoras e leitores,

Atenciosamente

Relato da cursista: Luara Martins






Nenhum comentário: