quarta-feira, 27 de setembro de 2023

11ª OFICINA DO ANO DE 2023

 11ª OFICINA DO ANO DE 2023

05 de Agosto de 2023


O encontro iniciou-se aproximadamente às 9h20, mas, já no começo, aconteceu a primeira parte da dinâmica de abertura, isso porque, antes de entrarmos na sala, colocávamos em uma caixa um objeto secreto capaz de representar o nosso trabalho. 

Vale dizer que, para a dinâmica funcionar, recebemos o aviso, no meio da semana, sobre a importância de levarmos um item para a oficina, mas sem antes revelar qual era. 

Enfim, começamos conversando em uma rodinha e, logo depois, cada pessoa foi convidada a retirar um objeto da caixa e a tentar adivinhar a quem pertencia o item. Foi o máximo! Pudemos conhecer um pouquinho mais sobre os afazeres do grupo!   

Posteriormente, foi iniciada uma nova dinâmica: pergunta (MUITA reflexão) e resposta. A Nana nos fez questionamentos associados à temática trabalho. Nesse sentido, respondemos, em termos gerais, o que é trabalho, qual o lugar o trabalho ocupa na nossa vida e o que nos faria mais feliz no trabalho. 

Foi um momento de intenso debate e descobertas. Pensar no trabalho para além do emprego nos fez ter muitas ponderações... Sobretudo quanto à atuação de mulheres no contexto laboral...

Após os questionamentos, as respostas e as discussões, tivemos um breve intervalo para um café da manhã excelente!!! 

Depois do lanche, iniciou-se um segundo momento da oficina muito desafiador e divertido ao mesmo tempo: foram colocadas frases representativas de direitos no âmbito trabalhista em cima de uma mesa, e precisávamos descobrir de quando era determinada conquista. Por exemplo, havia a data de 1943 e a criação da CLT.  

O objetivo era montar corretamente uma linha do tempo. 

Conversamos, desse modo, sobre salário mínimo, CLT, período da ditadura, Era Vargas, licença maternidade, licença paternidade, lei de equiparação salarial, reconhecimento empregatício das domésticas... Enfim, foi uma percussão histórica e jurídica extremamente interessante. 

Ao fim, depois desse momento de conversas, finalizamos de forma unida e relaxante por meio de uma ginástica laboral! Alongamos braços e pernas e terminamos mais um ótimo encontro! 

Relato da cursista: Letícia Rejane 




Nenhum comentário: