sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Direitos sexuais e reprodutivos (violência obstétrica, aborto, contracepção, pobreza menstrual) - 13/08/2022

 





Temáticas que contenham abordagens que fazem ligação ao corpo da mulher trazem consigo uma série de relatos. Nesta oficina trabalhamos em conjunto a análise do tema, onde  notou-se que apesar de boa parte das mulheres presentes não terem vivenciado o parto, ainda assim muitas já tiveram acesso a histórias de amigas, mães, avós e tias que foram vítimas de violência durante o puerpério.

Foram organizados grupos para que pudéssemos ter conhecimento sobre abordagens diversas como: quais eram os possíveis métodos contraceptivos para uso, sobre quais mulheres eram afetadas quanto ao que diz respeito a pobreza menstrual e de que forma o Estado possui responsabilidade sobre essa realidade, além de também termos tratado sobre aborto e violência obstétrica.

De modo geral esta oficina nos possibilitou mais uma vez ampliar nossa visão sobre a realidade que alcançam nossos corpos e de que modo podemos coletivamente construir um saber que proporciona as mulheres o reconhecimento sobre os próprios direitos.











Nenhum comentário: