quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Formação para Construção da Rede Nacional de PLPs chega ao fim após dez semanas

Após a realização de 10 módulos temáticos, com realização de lives e encontros virtuais semanais, terminou nesse domingo, 31 de agosto de 2020, a Formação para Construção da Rede Nacional de Promotoras Legais Populares (PLPs).

A Formação teve início em 27 de junho deste ano e teve o objetivo de congregar coletivos de PLPs ao redor do país para promover espaços de troca de experiências, diálogo e construção entre os diversos coletivos, como forma de dar início à articulação necessária para criação da Rede Nacional.

A Formação foi inicialmente organizada pelas Promotoras Legais Populares do Distrito Federal e Entorno (PLPs/DF e Entorno) como resultado da estagnação dos cursos presenciais em Ceilândia e Águas Lindas de Goiás, que não puderam ser realizados em razão da pandemia de COVID-19 e da necessidade de distanciamento social. Assim, diante da impossibilidade de proceder com os encontros presenciais dos cursos nos territórios, as PLPs/DF e Entorno buscaram mobilizar essa pauta de criação da Rede Nacional, que já vinha sendo há muito tempo levantada pelo movimento a nível nacional.

Para dar início à construção conjunta da formação e da criação da Rede, realizou-se uma primeira reunião de alinhamento no dia 23 de maio, com a participação de representantes de coletivos de PLPs de Jataí, Goiânia, Rio de Janeiro, Botucatu, São Paulo, Peruíbe, São Bernardo do Campo, São Carlos, Guarulhos, Santo André, Itaquaquecetuba, Curitiba, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Ribeirão Preto, Campinas, Mauá e Limeira.

Após essa reunião e com a contribuição dos coletivos sobre temas, materiais e palestrantes convidadas, estruturou-se a Formação em dez módulos semanais, que percorreram temas estratégicos para pensar a articulação política da Rede em construção. Cada coletivo inscrito teve direito a duas vagas, preenchidas por integrantes responsáveis por representar o grupo e fazer a intermediação dos diálogos travados no âmbito da Rede e o coletivo local.

Ao final, os últimos encontros virtuais de sábado e domingo foram inteiramente dedicados a pensar e formular propostas relacionadas aos princípios, objetivos, pautas, ações e estrutura da Rede Nacional. Deu-se início, assim, à redação coletiva e conjunta da Carta de Princípios da Rede Nacional, que funcionará como documento de fundação para o andamento dessa Rede que já se concretizou. Com isso, as PLPs avançam e se fortalecem em nível nacional, na luta pelo combate às opressões de gênero, raça e classe. 




Registro do Encontro Virtual no dia 31/08/2020



Nenhum comentário: