terça-feira, 3 de setembro de 2019

Mobilização de Mulheres da Samambaia em 2019




   As Promotoras Legais Populares participaram em mais um ano da organização e do evento Mobilização de Mulheres da Samambaia. Momento importante onde cerca de 100 mulheres vítimas de violência doméstica foram convidadas para entrarem em contato com importantes instituições de prevenção e atuação em casos de violência contra mulher: DEAM, MPDFT, Justiça comunitária do TJDFT, Defensoria Pública, CAPS, CREAS, CRAS, PLPS entre outras.
   O encontro aconteceu em 10 de agosto de 2019, na escola CEF 427, em Samambaia, e a estrutura estava ótima, com café da manhã, almoço e brinquedos para as crianças.
Inicialmente artistas mulheres locais se apresentaram. A poeta Meimei Bastos fez um forte desabafo sobre um relacionamento abusivo que viveu. E disse que embora exista um aparato estatal para acolher mulheres, muitas vezes ele não cumpre esse papel, e funcionários de delegacias falam para as mulheres voltarem para casa após agressões, para esfriarem a cabeça e pensarem melhor antes de denunciar. O que acaba sendo mais uma violência para aquela mulher já tão machucada. Meimei também recitou seus belos poemas, encantando todas as presentes.
   A Defensoria Pública apresentou slides com o passo a passo para oferecer denúncia de violência doméstica. Porém, quando abriu espaço para perguntas, as mulheres começaram a contar sobre os seus processos de violência e de como era difícil acessar uma defesa de seus direitos. Estavam todas muito machucadas e ansiosas com toda a burocracia e o difícil acesso ao Estado. Não deu tempo de ouvir os relatos,  as angústias e dúvidas de todas.
Ainda pela manhã, aconteceu a roda de conversa das Promotoras Legais Populares com as mulheres. Iniciamos com uma dinâmica sobre autoestima, buscando incentivar que essas mulheres tenham consciência de características positivas que elas possuem. Fizemos a escolha por iniciar assim pois em uma sociedade machista, a autoestima e autovalor das mulheres é constantemente atacado até mesmo como forma de dominação. Uma vez que o tema da mobilização deste ano era “Mulheres na luta por direitos”, selecionamos três temas que consideramos importantes para debater com as participantes, a saber: Divórcio e pensão, Lei Maria da Penha, e violência obstétrica. O tempo foi curto, mas conseguimos estabelecer um bom diálogo. Novamente as mulheres relataram suas dores e suas lutas para garantir o respeito aos seus direitos.
   Conversei com mebro da organização para ver se existia a possibilidade de dar um encaminhamento inicial às demandas das mulheres com as instituições que estavam presentes no evento – uma vez que alguns casos eram bem pesados - mas não existia certeza sobre essa possibilidade. Ficaram de ver o que poderia ser feito...
   Depois do almoço, havia stands das instituições que de alguma forma atuam em casos de violência doméstica para informar aquelas mulheres e tirar dúvidas. Existia a possibilidade que as mulheres realizassem alguns exames. Teve aula de Yoga e de dança também, o que foi muito importante para amenizar e finalizar aquele dia com uma energia mais leve. Foi bom ver as mulheres que haviam chorado pela manhã dançando, fazendo yoga e tirando um pouco a cabeça dos problemas que as deixam angustiadas.


Um comentário:

Innês disse...

Mulheres maravilhosas!