segunda-feira, 17 de setembro de 2018

[23/06/2018] 10ª OFICINA PROMOTORAS LEGAIS POPULARES SÃO SEBASTIÃO


Relatoria Oficina dia 23/06/2018 São Sebastião

10ª oficina PLPs São Sebastião


Dia começou com um café da manhã bem reforçado,

A Agatha e a Rê estavam à frente da oficina, elas sugeriram para início um corredor onde uma a uma as participantes passavam e as que se mantinham de pé, faziam gesto como se fosse uma reverência (opcional), logo após uma roda, e também que aos poucos fossemos entrando em contato com nossa mulher e nosso lado animal, em uma roda de dança, duas a duas, íamos ao centro (aquelas que se sentissem a vontade, tinha uma música de capoeiras e foi sugerido que lutaremos contra nossos medos e que eles fossem refletidos na companheira de dança.
Logo depois, uma opção de dança livre que veio em seguida de outra dinâmica, agora sugerida pela Rê, dinâmica do toque das mãos! Ela deu espaço a um novo contato. Ao mesmo tempo, tocávamos as mãos umas das outras sem abusar ou forçar contato. De olhos fechados fomos aos poucos conhecendo as mãos e também mais uma parte da outra. Isso possibilitou um ato de afeto e conforto.
Tivemos um trabalho de corpo, onde fazíamos grupos de 4 ou 5 e uma de cada vez, fechava-se os olhos e éramos tocadas no corpo, com delicadeza e dentro da permissividade de cada uma. Achei esse trabalho incrível e no final ele foi muito elogiado. Nesse trabalho foi possível entrar contato com as travas e os limites que o corpo carrega.
Mais uma opção de dança livre, agora com seu passado, manifestando o que era possível naquele momento. Terminamos a dinâmica e fomos para roda de conversa, um bate bola onde algumas participantes manifestaram a insatisfação e o incômodo com a primeira dinâmica da roda de dança, ficou claro que muitas entenderam que o desafio não foi agradável e ficou confuso para algumas, inclusive do corredor das reverências. Algumas não se sentiram confortáveis relataram que parecia ainda reverência forçada, foi respeitado o direito de manifestação e também explicado o contexto. Houve elogios quanto as dinâmicas de toque e de dança. Nos despedimos.

Relatado por Lydiane  Lima



Nenhum comentário: