sexta-feira, 28 de setembro de 2018

[04/08/2018] 13ª OFICINA PROMOTORAS LEGAIS POPULARES CEILÂNDIA


Relatoria do encontro 04/08/2018

Essa foi a nossa primeira oficina do segundo semestre, após retornar das nossas semaninhas de férias. A proposta foi retomarmos um pouco do que aprendemos e discutimos na primeira metade do nosso curso.
Na primeira parte do encontro fizemos uma atividade fundamental: as mulheres escreveram de forma anônima o que não gostaram no primeiro semestre e o que poderia ser melhorado.
A questão mais comentada foi a necessidade de cuidar do tempo de fala para que todas falem e contribuam com os debates, inclusive as mais tímidas. Ponto importante que nós mulheres que falamos muito precisamos ter empatia e cuidado em todos os encontros.
No segundo momento trabalhamos alguns termos que são ruins embora muito utilizados no cotidiano:
Homossexualismo é ultrapassado e indica a ideia de doença; logo o termo adequado é homossexualidade ou homoafetivo.  O termo povos indígenas é mais amplo e plural que índio. Pessoa em situação de rua é uma expressão melhor que morador de rua. GLS é uma sigla antiga e LGBTQ+ é mais abrangente e inclui as afetividades. Usar orientação sexual ao invés de opção sexual, pois não se trata de uma escolha, as pessoas são. A palavra negra é adequada, enquanto a palavra mulata é extremamente racista.

Relatado pela cursista Maria Laura



Nenhum comentário: